Logo após a caminhada, a Santa Missa que foi presidida pelo Pe. Ariobaldo, cria da Paróquia São Gonçalo do Retiro e agora ministra as missas em Federação.
Pe. Ariobaldo foi muito elogiado pela sua maneira irreverente de conduzir a missa, já que sua marca registrada é gostar de cantar ao final da homilia e também, no fim da missa. Além disso, a missa contou com as participações de alguns padres como Mauricio Abel (pároco), Gideon e entre os diáconos presentes estava seu Didi, além dos coroinhas e seminaristas.
Mais fotos no perfil do orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Festa de São Gonçalo
No dia 24 de outubro de 2010 aconteceu a festa do padroeiro São Gonçalo na comunidade Ressurreição do Senhor. O evento começou com a caminhada tradicional, saindo do Centro de Formação Amarante, até a igreja matriz. A animação ficou por conta dos próprios animadores da Paróquia, já que o coral da comunidade estava a postos na igreja esperando pela multidão para iniciar a Santa Missa.


Algumas pessoas foram escolhidas para ficarem vestidas à caráter como na foto estão pessoas representando os apostolos |
Crianças da Catequese segurando o cartaz do Encontro Nacional do Terço dos homens |
Brunno caracterizado como Jesus ressuscitado |
Nossa Senhora rodeada de anjos |
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Noite da Juventude 2010
Grupo MENCRIS |
Banda Jesus Vida |
A noite foi animada pela banda Jesus Vida que agitou e fez todos louvarem o Nosso Salvador.
O evento contou, também, com a presença de vários outros grupos da Paróquia como JUSF, RECRIS, Mini-Jovem, Terço dos Homens, Grupo de Oração Chama Viva, entre outros.
O tema da noite foi: "Jovens em busca do Verdadeiro Caminho" o qual foi bem explicado pelos palestrantes Marcos da Comunidade Paixão do Senhor e membro do Terço dos Homens e Aúrea da Renovação Carismática.
Marcos e Aúrea palestrantes da noite |
A banda Jesus Vida divertindo a galera |
Mais fotos e mais detalhes no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile
Festa de São Gonçalo

HINO A SÃO GONÇALO
. |
Letra de diversos Música de Manuel Ferreira Neste Mundo eriçado de espinhos Que nos cortam a alma de dores Derramai lá do Céu os carinhos Que transmudam espinhos em flores Coro São Gonçalo salvai este Povo De quem sois lá no Céu protector ´ Dai-lhe fé, vida, amor, sangue novo, (bis) Dai-lhe bênçãos de Nosso Senhor. (bis) São Gonçalo, Salvai o vosso Povo, São Gonçalo, Rogai por nós. E se a dor nos ferir, meigo Santo, Se surgir a cruel tentação, Ah! correi a enxugar-nos o pranto Vinde, vinde valer-nos então. Ensinai-nos a senda, o caminho, Que vos fez um dos Santos maiores Ver e amar em qualquer pobrezinho Viva imagem de Nosso Senhor. São Gonçalo, lá na Glória, Lá nesse formoso Céu, Ah! não percas da tua memória Este humilde rebanho que é teu. Fostes mestre no ensino e no dar E modelo na fé e no amor. Alcançai-nos, ó bom Padroeiro, Iguais graças de Nosso Senhor. |
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Mensagem ao Catequista
CATEQUISTA!
você é você. você é missão, responsabilidade,humanismo,solidariedade.você é um caminhar constante,irá sempre ao encontro.
O CATEQUISTA não espera, ele vai! Vai sem saber o que encontrar. Isto
não importa.O importante é você ser dotado de
paciência, de coragem e, sobretudo com a vontade de compreender.
O CATEQUISTA vai! Por que vai? Porque sempre tem e terá alguém esperando.
CATEQUIZAR é aproximar, ouvir e estar junto, participar é sofrer e
alegrar com alguém ou para alguém. Este alguém pode ser, a criança, o adulto, o
velho, o enfermo, o menor carente ou uma pessoa que necessita de nossa atenção.
CATEQUISTA é aquele que vê no próximo um ser com possibilidades de ser
transformado. Não é fazê-lo á nossa semelhança, mas sim avaliar suas potencialidades e deduzir até onde aproveita-las.
Ser CATEQUISTA é sentir-se responsável por uma igreja sinal de Deus Amor,
Pai e Mãe, esperança dos aflitos e sofredores.
Ser CATEQUISTA não significa você ser o sábio, mas requer coração
forte, vontade firme.
O CATEQUISTA não desiste! A derrota de hoje, pode estar na vitória do amanhã.
Acreditamos que na função missionária de catequizar, é ter também a
capacidade mental de experimentar, muitas vezes a derrota. Pelo fato, segundo nossa avaliação a sensação de nada ter conseguido! Então a resposta para si mesmo é: MISSAO CUMPRIDA.
Repetir com convicção : Vou continuar! É preciso fundamentar essa vocação
com a leitura da Palavra de Deus, aprendendo dos simples, ter olhos abertos, atentos á realidade; ter coração humano, fraterno, é ser continuador de Cristo entre os humilhados.
Vamos ser catequistas renovados, inculturados, sem medo, profetas.
Criem pistas de saída; procurem fontes abastecedoras; planejem caminhadas,
participem da comunidade. Valorizem-se!
Estimulem-se! Unam-se catequistas de nossa cidade.
Chegou a hora da catequese viva, eficaz, transformadora.
CATEQUISTA valorize a sua hora, é a hora dos profetas. não se cale.
não deixe a palavra de Deus morrer afogada
no poço do medo. Seja profeta, porta-voz de Deus- Amor.
A igreja está com você!
Parabéns pelo seu dia!
Mensagem enviada por Cida Amoroso ao site http://www.catequisar.com.br/mensagem/catequista/14.htm
Dia do Catequista 2010
Aconteceu no ultimo sábado de agosto de 2010, o jantar em comemoração ao Dia do Catequista. E as estrelas da nossa comunidade não poderiam ficar de fora desta festa que foi de muita alegria e integração.

Enfim, o jantar, produzido pela equipe de coordenação catequética, marcou a vida das catequistas apesar de nem todas as integrantes da matriz terem comparecido.
Liderada por Maria de Lourdes, catequista há mais de 25 anos, a equipe da Catequese da Comunidade Ressurreição do Senhor conta ainda com Maria Lúcia, Maristela, Camila, Aniele, Floripes, Olga, Daniele, Luciene e Helena.

Continuação: A história de São Gonçalo do Amarante

E certa ocasião faltaram vinho e água, deficiência esta que seriamente vinha a comprometer a continuação das obras. O servo de Deus nesta sua aflição subiu ao monte situado junto do oratório, prostrou-se por terra e pediu a Deus o socorresse naquela necessidade. Acabada a oração, com o bordão tocou o rochedo, invocou o nome de Jesus e imediatamente saiu vinho e abundância. Uma pedrinha que punha no orifício da fonte vinhateira, fazia às vezes de uma torneira, a abrir e fechar. Uma segunda pancada deu na parte contrária do penedo, invocando outra vez o nome de Jesus, e saiu água tão clara, mais clara que a do rio.
O milagre dos peixes se repetiu muitas vezes. As obras da ponte foram levadas ao fim. A fonte do vinho secou, não porém a da água; que está aberta até ao presente, e, bebendo dela, muitos enfermos recebem a saúde.
Outro fato que os biógrafos de São Gonçalo relatam, e que muito impressionou os que o presenciaram, foi, de com uma sentença condenatória ter mudado pães alvos em massas pretas, e estas, com aspersão de água benta, feito retomar sua forma primitiva de pães, milagre este com que em grande sermão público fez emudecer a linguagem blasfemadora de mofador da divina justiça.
São Gonçalo morreu em 10 de janeiro, de ano incerto, presumindo-se que fosse em 1259, no seu humilde leito de palha de eremitério, confortado pelo seu companheiro de hábito e em meio de visões celestes.
Com muitos milagres Deus glorificou o túmulo do seu fiel servo, sendo ele até hoje muito venerado pelo povo católico. No lugar onde foi sepultado, mais tarde se fez erguer um mosteiro dominicano. O Papa Júlio III em 16 de setembro de 1561 aprovou o culto do bem-aventurado para todo o Portugal. Os Papas Urbano VIII (em 1629), Clemente X (1672) confirmaram a aprovação para toda a Ordem de São Domingos. Clemente XI marcou-lhe a festa para 28 de janeiro.
Fonte: http://www.paginaoriente.com/santosdaigreja/jan/goncalo2801.htm
São Gonçalo do Amarante

Os piedosos pais cuidadosamente trataram de dispensar a seu filho uma primorosa educação. O menino, revelando talento e inclinação para as letras, começou os estudos sob a direção de um piedoso sacerdote. Mais tarde, já moço, sob as vistas do Arcebispo de Braga, se entregou ao estudo da teologia, e do mesmo Prelado recebeu as ordens sacerdotais. Seu primeiro campo de ação sacerdotal veio a ser S. Paio de Riba de Vizela, paróquia que foi confiada aos seus cuidados. Humilde e zeloso, rapidamente foi conhecido como modelo de sacerdote, parco e rigoroso para consigo próprio, liberal e cheio de caridade para com os pobres e necessitados.
Muitíssimo devoto à Sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, surgiu-lhe na alma vivíssimo desejo de visitar os santos lugares da Palestina e os Santuários da cidade de Roma. Para que os seus paroquianos durante a sua ausência não viessem a sofrer espiritualmente por falta de assistência religiosa, preparou e encaminhou ao sacerdócio um sobrinho seu, ao qual, com muitas recomendações confiou a administração da paróquia, pelo tempo que se acharia em viagem de peregrinação. O sobrinho, da sua parte, prometeu sob juramento cumprir fielmente com os deveres de cura d’almas. Partiu o nosso Santo consolado, confiante na palavra do seu substituto. Visitou Roma e Jerusalém, demorando-se cerca de quatorze anos nesta jornada de penitência e amor a Nosso Senhor.
De volta à sua terra e à paróquia, teve o grande desgosto de encontrar na pessoa de seu sobrinho, um sacerdote esquecido dos seus deveres, homem vivendo em luxo, desprezando os pobres e necessitados, dando mau emprego às esmolas que recebia.
Como era seu dever, Gonçalo o censurou severamente; e lembrou-o das solenes promessas feitas ao assumir a administração da paróquia, havia quatorze anos atrás. O sobrinho, muito em vez de aceitar a mais que justa incriminação, longe de se humilhar, enfureceu-se contra seu santo tio: chegou a cobri-lo de insultos e levou a sua fúria a ponto de fisicamente o maltratar. O santo homem, agradecendo a Deus por tantas injúrias recebidas, sem levantar queixas ao Arcebispo, resolveu abraçar a vida solitária, de ermitão. Retirou-se para Amarante, lugar ermo, onde construiu para si um pobre oratório, não deixando, entretanto, de exercer as funções sacerdotais entre a população da redondeza.
Fonte: http://www.paginaoriente.com/santosdaigreja/jan/goncalo2801.htm
Fonte: http://www.paginaoriente.com/santosdaigreja/jan/goncalo2801.htm
Assinar:
Postagens (Atom)